sábado, 12 de setembro de 2009

De Wise a Roth



Os filmes mais vistos de Robert Wise são indiscutivelmente os hits musicais 'West Side Story' e 'Música no coração', mas os cinéfilos mais aguerridos talvez o recordem como montador, nada mais nada menos que de 'Citizen Kane/O mundo a seus pés' e 'The Magnificent Ambersons/O Quarto mandamento'. E quando o ano passado surgiu o remake de 'The Day the Earth Stood Still', talvez alguns maluquinhos tenham tido curiosidade de ver o original, o clássico de sci-fi que imortalizou a frase "Klaatu Barada Nikto", realizado precisamente por Wise em 1951.


Se calhar, no meio de tanta polivalência, menos gente se lembrará da sua ligação a um género habitualmente menosprezado: o terror. Wise fez parte da lendária equipa do produtor Val Newton na RKO, para quem realizou 'The Body Snatcher' (que teria remakes de Don Siegel, Philip Kaufman e, há 2 anos, Oliver Hirschbiegel, com Nicole Kidman) e 'The Curse of The Cat People', uma sequela do extraordinário 'Cat People/A Pantera', realizado pelo grande Jaques Tourneur e produzido por Val Newton.


E seria precisamente ao filme de terror que Wise regressaria em 1963 para realizar a sua obra-prima: 'The Haunting' (por cá 'A casa maldita'). Com quase nada, servindo-se principalmente de uma fabulosa montagem, quer de imagem quer de som, de enquadramentos estranhos, de sugestões (não se praticamente nada), Wise enfia-nos no ambiente verdadeiramente perturbante de uma 'casa assombrada', que não descansa enquanto não conquista a perturbada e reprimida Eleanore - extraordinário papel de Julie Harris.


As restantes personagens principais (além de 'Nell' e da casa) são o Dr. John Markway (Richard Johnson), um cientista que estuda os fenómenos paranormais , um céptico sobrinho da dona da casa que quer olhar pela sua futura herança (Russ Tamblyn), e Theodora ('Theo'), uma medium lésbica (mais uma vez apenas nos é sugerido), que parece apenas empenhada em perturbar ainda mais Eleanore. A actriz que desempenha este papel é Claire Bloom, nada mais nada menos que a dançarina de 'Limelight' de Chaplin, mas também Lady Marchmain de 'Brideshead Revisited' - e que Woody Allen convocou para 'Crimes e escapadelas' e 'Poderosa Afrodite'. Como curiosidade final refira-se que foi casada com Rod Steiger e... Philip Roth (de 1990 a 1995).

Sem comentários: