quarta-feira, 17 de março de 2010

Livros da minha vida


No livro ‘A arte do ensaio’ Fernando Savater discorre brevemente sobre 25 ensaios por si seleccionados como os mais relevantes do século. Entre eles inclui-se 'Misticismo e lógica' (1917), de Bertrand Russel.

Numa segunda parte do livro, Savater inclui dois capítulos em que trata um pouco mais alongadamente de dois ensaístas, Miguel de Unamuno e Bertrand Russel. Este ultimo é considerado o possível ‘filósofo do século’ e é mesmo comparado a Voltaire, sendo que uma das características que Savater julga que ambos têm em comum é "o dom - pateticamente ausente em quase todos os grandes pensadores - da mordacidade humorística".

E foi precisamente este aspecto que mais me surpreendeu e encantou ao ler a sua ‘História da filosofia Ocidental’. O à vontade com que Russsel dessacraliza grandes nomes do pensamento ocidental, com comentários do género ‘não se pode dizer que o empirista X fosse uma grande cabeça’, ou ‘é impossível concordar com o pré-socrático Y quando diz disparates como’ deixaram-me primeiro estupefacto e depois com um sorriso nos lábios que não me abandonou até ao fim das suas oitocentas páginas (que li perfeitamente em inglês, numa altura em que o meu inglês ainda era pior do que é hoje).

Claro que se isto não fosse acompanhado por, e citemos novamente Savater, uma "clareza concisa na forma que não regateia as complexidades de fundo" seria gratuito ou supérfluo. Assim sendo, contribui para o maravilhoso estilo de Russel ("no qual está sempre presente, por vezes até ao capricho, a idiossincrasia do autor, a capacidade de contagiar sobriamente a paixão indagadora e um sentido de humor que brinca inclusive nos momentos mais áridos", Savater, novamente), que foi a ultima pessoa a ganhar o Nobel da literatura tendo escrito apenas ensaios (escusado será dizer que Savater pensa que a Academia não se enganou).

Jorge Luis Borges, um mestre do conto e do texto breve, disse um dia que esta ‘História da Filosofia Ocidental’ foi o único texto longo que leu com verdadeiro prazer. Percebe-se perfeitamente a ideia.

2 comentários:

pmramires disse...

acho que vou comprar então

rui disse...

por este ponho as mão no fogo de caras. depois dizes-me pessoalmente o que é que achaste, eh eh :)