segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pixar

Agora a Pixar ganhou um Leão de Ouro de carreira, ou lá que é, corolário daquela ideia na moda dos filmes de animação como obras-primas para toda a família e não sei quê.

Eu por acaso nunca vi nenhum filme de animação que fosse mais que um filme para putos (e nem me parece que pretendam ser mais do que isso), mas posso estar enganado. Se alguém me disser onde estão os 'Vertigo' ou 'Viagem a Tóquio' da animação...

4 comentários:

JB disse...

Eh, carambas. Isso é preconceito? Com um pouco de esforço, consegues ver coisas em qualquer bom filme de animação que uma criança não poderá ver.
Eu escolho um Miyazaki sobre um Tarantino em qualquer dia, seja dia bom ou dia mau. Mas eu não sou muito fã do Tarantino. Do Miyazaki sou. Vê um Miyazaki (não escolhas o Ponyo, que esse é mais amigo da pequenada que os anteriores. Vê o Viagem de Chihiro, que é dos meus filmes (yes, filmes) preferidos). Vê o Túmulo dos pirilampos, do Isao Takahata. Vê os filmes da Pixar. Ratatui e À procura de Nemo. São efectivamente obras primas, carambas. Digo-o eu, que sou completamente contra o termo obra-prima, que sempre me cheirou a bafio, mas é para ver se te convenço. Pronto.

rui disse...

Acho que vi os Miyazaki todos. O Ponyo desapontou-me, dos outros gostei, de alguns como o Porco Rosso até gostei muito, mas daí a achar que sejam a sétima maravilha do mundo... Do Ratatui não gostei.

As únicas animações que me encheram as medidas foram as curtas do Wallace & Gromit, mas nas longas já não mantiveram o mesmo nível.

JB disse...

Bom, eu também me questiono como é que o 'Sunrise: a song of two humans' é dos filmes mais amados de sempre, por exemplo. Mas não percamos tempo a pensar nestas matérias, que dificilmente seremos convencidos. Amemos o que amamos, com paixão intensa, que assim é que deve ser. E assim é que é bom.

rui disse...

ora nem mais!

(e cada um com as suas implicações, que os consensos são chaaaatos.)